segunda-feira, 22 de março de 2010

MAIS UM ABSURDO DO GOVERNO LULISTA: LULA DIZ: "Visitem o Rio, mas não se embrenhem por onde não conhecem"

Fortaleza - CE, 22 de março de 2010.

Edição nº 95

O Estado brasileiro definitivamente se entregou para a violência, pois não consegue conter a marginalidade e as mortes diárias, as desigualdades sociais e raciais, não faz a reforma agrária, não realiza a divisão das riquezas, e agora, confirma em alto e bom som na ONU que há perigos em todas as partes do Brasil, em especial no Rio de Janeiro naqueles locais que "desconhecemos", ou seja, nas favelas onde estranhos pagam para entrar e a polícia é metralhada todos os dias.

Para onde iremos agora?

Infelizmente caminhamos para uma situação cada vez pior, pois o povo quanto mais sofre, mais passa fome, mais demora desempregado, e tem seus entes queridos assassinados, roubados e furtados, mais abraça aqueles que os abandonaram e que os venderam por trinta-vale-ou-bolsa-qualquer-coisa.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br


REPORTAGEM-PROVA:

Lula: Visitem o Rio, mas não se embrenhem por onde não conhecem

Publicada em 22/03/2010 às 15h53m

Cassio Bruno

Lula na abertura do Fórum Urbano da ONU. Foto de Gabriel de  Paiva

RIO - Em discurso durante o fórum organizado pelas Nações Unidas sobre gestão das cidades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira, que os grandes centros urbanos brasileiros apresentaram melhorias nas questões de moradia e saneamento, mas alertou os participantes para os riscos do Rio de Janeiro, onde ocorre o encontro.

- Quero desejar a todos vocês um extraordinário encontro, que discutam e, por favor, visitem o Rio de Janeiro. De vez em quando vocês leem que morreu alguém no Rio de Janeiro. Obviamente que nós não negamos que há violência no Rio de Janeiro. Mas este estado e esta cidade são estado e cidade que têm um povo extraordinário, possivelmente o mais alegre do Brasil, possivelmente o mais cortês do Brasil - disse Lula, para, em seguida, advertir: - Agora, não se embrenhem por lugares que vocês não conhecem. Transitem como cidadãos normais, que vocês vão perceber que nada vai acontecer a nenhum de vocês, a não ser conhecer as melhores praias, a gente mais bonita e a paisagem mais extraordinária que os olhos de vocês vão poder ver. Um abraço e boa sorte.

" Agora, não se embrenhem por lugares que vocês não conhecem. Transitem como cidadãos normais, que vocês vão perceber que nada vai acontecer a nenhum de vocês "

O presidente chegou ao Fórum Urbano Mundial 5 (FUM5), na Zona Portuária do Rio, acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do governador do Rio, Sergio Cabral (PMDB), do vice-governador Luiz Fernando Pezão, e dos ministros Marcio Fortes (Cidades), Carlos Lupi (Trabalho) e Celso Amorim (Relações Exteriores).

Veja as fotos dos dois fóruns sobre Urbanismo que acontecem simultaneamente no Rio

Como as apresentações anteriores foram demoradas, o presidente Lula dispensou o discurso pronto e falou de improviso. Ele destacou os investimentos que o governo federal vem fazendo nas áreas de habitação e saneamento. Afirmou que a política urbana de sua administração procurou "projetar cidades com melhor qualidade de vida" e "fazer reparações aos desmandos deixados pelos administradores do século XX".

Ainda no seu pronunciamento, Lula pediu que o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), mostrasse aos visitantes as melhorias urbanas:

- Eduardo Paes, eu quero que você tenha uma estrutura para mostrar a estas pessoas o que está acontecendo nas favelas do Rio e em outros lugares do Brasil - disse Lula, emendando que os visitantes poderiam ir a qualquer capital do país ver "investimos em políticas urbanas, saneamento básico e habitação como nunca antes neste país".

- Podem visitar, de carro e ônibus, a Baixada Fluminense, o ABC Paulista. Pode escolher qualquer capital, qualquer cidade - afirmou Lula, que voltou a criticar gestões anteriores.

- Porque houve um tempo que não era prudente fazer investimentos para resolver problemas de grandes cidades. Saneamento básico, nem pensar - afirmou o presidente, lembrando que ao colocar tubos debaixo da terra para tratar esgoto não se podia pôr o nome da mãe, da avó", numa referência a homenagens e a propaganda política. - Só se construíam viadutos e pontes.

Ainda no discurso, Lula destacou o que chamou de uma mudança no fluxo migratório:

- Eu quero lembrar de um fenômeno que está acontecendo no Brasil, que a imprensa não percebeu. Que é o êxodo ao contrário, as pessoas estão voltando para o campo porque há uma grande política de financiamento para agricultura familiar, para assentamento. Colocamos luz para pelo menos 12 milhões de brasileiros que moram no meio do mato - afirmou o presidente. - Mas uma coisa vocês podem levar do Brasil e pegar todos os dados de prefeitos de oposição, de intelectuais, os números falam mais do que a língua. Nunca se trabalhou tanto na questão de urbanização de favelas - completou o presidente, que, embora não tenha dado números ou detalhes, disse que a Caixa Econômica Federal emprestou mais em janeiro e fevereiro de 2010 do que durante todo o ano de 2005.

Antes de Lula, o governador do Rio, Sergio Cabral, destacou, em seu discurso, o processo de urbanização da Zona Portuária, e disse que o Rio deu exemplo de mudança de qualidade de vida urbana, graças a investimentos e parcerias do governo do estado cm prefeitura e governo federal.

- O Rio teve uma mudança radical com o PAC, que trouxe saneamento e lazer. As pessoas saíram de barracos e foram morar em apartamentos dignos. Tirou o pé da lama e colocou em ruas urbanizadas - disse o governador, que ressaltou ainda a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), que possibilitaram que "milhares de moradores de áreas carentes" não tenham mais que conviver com o poder paralelo do tráfico.

Entre os participantes do evento também está a diretora da ONU para assentamentos urbanos, Anna Tibaijuka, que pediu um minuto de silêncio pelas vítimas dos terremotos do Haiti e do Chile.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UNIVERSITÁRIA PERNAMBUCANA MORRE EM BACANAL-ORGIA COM 4 HOMENS NUM MOTEL DE OLINDA

Fortaleza - CE, 22 de março de 2010.

Edição nº 94

Todos os dias centenas de mulheres, ou milhares de mulheres são vítimas de violência, violência em todos os níveis, psicológica, física, sexual, moral, e quando estão fragilizadas de alguma natureza, quer monetária ou emocional, são abusadas mais ainda, é o que ocorreu com a universitária pernambucana que sofria de transtorno bipolar e morreu enquanto estava numa banacal-orgia com quatro homens (que disseram ser amigos dela, que amigos!) em um motel em Olinda/PE.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br


REPORTAGEM-PROVA:


Pernambuco

Família de estudante morta em motel de Olinda não acredita na hipótese de homicídio

Publicada em 22/03/2010 às 13h13m

Letícia Lins, O Globo

Ionara, encontrada morta em motel em  OLinda/Reprodução de imagem TV GLobo Pe360graus

RECIFE - A família da estudante morta com um tiro na cabeça neste sábado em um motel de Olind a, na Região Metropolitana de Recife, não acredita na hipótese de homicídio. De acordo com familiares, a universitária Ionara Félix da Silva, de 22 anos, era portadora de distúrbio bipolar e sofria de depressão. Eles já haviam encontrado chumbinho na bolsa dela, um raticida cuja venda é legalmente proibida, mas que entra como uma das principais substâncias utilizadas em casos de suicídio em Recife.

A polícia pernambucana, por outro lado, está investigando a hipótese de homicídio. Por segurança, os quatro amigos da moça que estariam com ela no motel foram indiciados . A arma utilizada na morte da estudante pertencia a um soldado da Polícia Militar, primo da universitária.

Ionara apareceu morta no porta-malas de um carro em um motel em Olinda, durante o final de semana. A estudante teria ído ao motel com os colegas após sair de uma festa na faculdade.




BRASIL É O PARAÍSO DO MARKETING POLÍTICO: GOVERNO LULA GASTA MAIS COM PUBLICIDADE ILUSÓRIA QUE COM EDUCAÇÃO

Fortaleza - CE, 22 de março de 2010.

Edição nº 93

O Brasil é um dos países que mais o governo gasta com marketing político, perdendo apenas para a China que nas olimpíadas pintou até as árvores para que parecessem verdes e não cinzas como eram, mas apesar da mídia vermelha brasileira dizer que está tudo ótimo, a realidade é outra, e até a UNESCO já detectou o que está de errado em nosso país, e é o que a reportagem abaixo prova e que publicamos para você eleitor e cidadão que não se deixa iludir com migalhas iguais às bolsas escola, vale gás e os outros vale-ganhe-algo-e-fique-quieto-votando-em-mim.

Em tempo: O Brasil precisa de algum político que queira desmascarar as mentiras de seus pares, contando toda a verdade para o cidadão iludido com palavras de ordem, igual ao que faz o ilusionista mascarado que ensina os truques baratos que se escondem por trás das mágicas ilusórias.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br

REPORTAGEM-PROVA:


Ranking

Desenvolvimento educacional do Brasil é pior do que o de Paraguai, Equador e Bolívia , diz relatório da Unesco


RIO - O relatório Educação para Todos, divulgado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostra que a baixa qualidade do ensino nas escolas brasileiras ainda deixa milhares de crianças para trás e é diretamente responsável por manter o país na 88ª posição no Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE), atrás de países mais pobres como Paraguai, Equador e Bolívia. Em 2000, mais de 160 países assinaram o compromisso Educação para Todos, que previa o cumprimento de seis metas incluindo a universalização do ensino fundamental, a redução da taxa de analfabetismo e a melhoria da qualidade do ensino. (Leia mais: Maioria dos jovens não cursa o ensino médio)

A Noruega lidera o ranking da Unesco. Ela e mais 60 países estão no grupo daqueles que já cumpriram ou estão perto de atingir todos os objetivos firmados no compromisso.

Ao analisar o cumprimento das quatro principais metas estabelecidas pela Unesco, constata-se que o Brasil tem um bom desempenho no que se refere à alfabetização, ao acesso ao ensino fundamental e à igualdade de gênero. Mas tem um baixo desempenho quando se analisa o percentual de alunos que conseguem passar do 5° ano do ensino fundamental.

O relatório aponta que o Brasil apresenta alta repetência e baixos índices de conclusão da educação básica. Na região da América Latina e Caribe, a taxa de repetência média para todas as séries do ensino fundamental é de 4,4%. Mas no Brasil, o índice é de 18, 7% - o maior de todos os países da região.


A REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS INFORMA: PROTEÍNA DA BANANA PODE PREVENIR TRANSMISSÃO SEXUAL DA AIDS

Fortaleza - CE, 22 de março de 2010.

Edição nº 92

Considerando-se que os casos de AIDS não param de crescer, especialmente entre os jovens, e que todas as notícias sobre o tema são relevantes, a REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS resolveu publicar nesta edição o resultado de uma pesquisa envolvendo banana e AIDS.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br

REPORTAGEM:

Nova droga

Proteína da banana pode prevenir transmissão sexual da Aids, diz estudo

Um estudo americano publicado nesta segunda-feira revela que uma classe de proteína presente nas bananas pode prevenir a transmissão sexual do vírus da Aids.

Segundo os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a lectina BanLec é um inibidor natural do HIV "tão potente quanto duas das principais drogas utilizadas atualmente no tratamento da doença".

A pesquisa publicada na mais recente edição da revista especializada Journal of Biological Chemistry explica que o BanLec bloqueia a ação do vírus HIV antes que ele possa se fixar às células sanguíneas.

As lectinas como a BanLec têm despertado interesse cada vez maior dos pesquisadores justamente por serem uma classe de proteína que se liga a carboidratos e é capaz de identificar invasores. Assim, quando um vírus aparece, ela pode ligar-se a ele impedindo a propagação de infecções.

No caso do HIV, a BanLec pode ligar-se à cobertura rica em carboidratos do vírus e bloquear sua propagação no corpo humano. A pesquisa defende ainda que, por sua forma de ação, a BanLec pode oferecer uma "proteção mais ampla".

"O problema com algumas das drogas anti-HIV é que o vírus pode sofrer mutações e tornar-se resistente, mas isso é muito mais difícil na presença das lectinas. Elas podem se ligar aos carboidratos presentes em diversas partes da cobertura do HIV, e isso presumivelmente exigirá múltiplas mutações para que o vírus consiga livrar-se delas", explicou Michael Swanson, um dos autores do trabalho.

Mais barato

Essa não seria a única vantagem da BanLec, que seria também mais barata do que os atuais coquetéis anti-Aids.

Os cientistas de Michigan defendem em seu relatório que a descoberta de novas formas de prevenção e controle da Aids são essenciais, justamente porque a cada duas pessoas que adquirem acesso ao tratamento com o coquetel de drogas, cinco contraem o vírus.

"O HIV ainda é rampante nos Estados Unidos e a explosão em países pobres continua a ser um problema sério por causa do tremendo sofrimento humano e do custo para tratar os pacientes", disse outro autor da pesquisa, David Marvovitz.

Nesse contexto, o uso de um microbicida à base de BanLec, em forma de gel ou creme a ser espalhado nos órgãos sexuais masculino e feminino, pode ser um grande ganho no combate à disseminação da Aids.

Mas o grupo de Michigan enfatiza que ainda levará anos até que o uso clínico do BanLec seja possível.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: NA "FORTALEZA BELA" CARROS PIPAS IRRIGAM PLANTAS DOS CANTEIROS DAS AVENIDAS COM ÁGUA POTÁVEL

Fortaleza - Ce, 22 de março de 2010.

Edição nº 91

Hoje é o Dia Mundial da Água, pena que o Executivo não dê tanta atenção à causa da preservação deste ouro líquido, o exemplo é o que acontece na "Fortaleza Bela", onde esgotos são despejados em rios e no mar, poluindo praias e mananciais.

Outro absurdo é a prefeitura da "Fortaleza Bela" gastar dezenas de carros pipas de com água potável para irrigar as plantas em toda a cidade, enquanto irmãos cearenses passam sede no interior do Estado aguardando os carros pipas enviados pelo Exército.

Será que a prefeita da "Fortaleza Bela" não sabe que há pessoas vivendo quase sem água no interior do Ceará?

Por que gastar tanta água potável na irrigação de plantas em toda a "Fortaleza Bela"?

Será que a prefeita da "Fortaleza Bela" não sabe que no mundo apenas 1% da água é potável?

Por quê tanto desperdício de água potável?

De onde está saindo a verba para pagar a conta da irrigação na "Fortaleza Bela"?

Quem está lucrando com a irrigação de plantas em toda a "Fortaleza Bela"?

Senhora prefeita da "Fortaleza Bela" responda por favor, pois o eleitor e o cidadão fortalezense precisam saber.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br



REPORTAGEM-PROVA:


No Dia Mundial da Água, ONU defende urgência de preservação



AE - Agencia Estado

Hoje, data em que se comemora do Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um comunicado sobre a qualidade do recurso, vital para a vida na Terra. No documento, a entidade lembra que a qualidade da água em todo o mundo é ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industrial e agrícola.

O texto afirma também que as mudanças climáticas ameaçam alterar o ciclo global hídrico e que há a necessidade urgente que os setores público e privado de todo o mundo se unam para assumir o desafio de proteger e melhorar a qualidade de rios, lagos e aquíferos. Para tanto, diz o documento, a população deve se comprometer a evitar a poluição futura da água, tratando as já contaminadas, e restaurar a qualidade e saúde de rios, lagos aquíferos e ecossistemas aquáticos.

"A qualidade da água se tornou uma questão global", diz o comunicado, lembrando os milhões de toneladas de esgoto e dejetos industriais e agrícolas que são despejados diariamente nos rios. Em consequência dessa prática, mais pessoas morrem por contato com água contaminada do que a soma de todas as formas de violência, sendo que os mais atingidos são crianças menores de cinco anos.

Além da questão humana, o relatório fala sobre as perdas econômicas decorrentes, lembrando que a falta de água e de instalações sanitárias, apenas na África, são estimadas em US$ 28,4 bilhões, o que significa cerca de 5% de seu Produto Interno Bruto (PIB).

A boa notícia, lembra a ONU, é que soluções são implementadas em vários lugares. Mas a entidade diz que atitudes corajosas precisam ser tomadas nos âmbitos internacional, nacional e local, já que o assunto precisa ser tratado como prioridade global, pois a vida humana depende de nossas ações tomadas hoje. O documento é encerrado com a frase "água é vida".


REPORTAGEM-PROVA 2:

ONU diz que água poluída mata mais que violência

22/03 - 20:01 - EFE

Nações Unidas, 22 mar (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou hoje que a água poluída causa mais mortes que a violência e os conflitos armados, o que representa um "fracasso moral e pragmático inaceitável" para a comunidade internacional.

"Estas mortes são uma afronta à humanidade e atrapalham os esforços de muitos países para atingir o seu desenvolvimento potencial", disse Ban em uma mensagem divulgada por ocasião do Dia Mundial de Água, comemorado hoje.

Além disso, o secretário-geral da ONU ressaltou que o aumento da constante da demanda por alimentos, matérias-primas e energia causado pelo crescimento demográfico "compete" pela água com os ecossistemas de que "precisamos para sobreviver".

Segundo ele, as consequências da mudança climática devem agravar a escassez de água potável existente nas regiões mais áridas do mundo.

Em sua mensagem, Ban reiterou que proporcionar acesso à água potável aos 884 milhões de pessoas que não a têm é um fator-chave para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O desafio de universalizar o acesso à água potável, assim como o de proporcionar serviços de saneamento às 2,6 bilhões de pessoas que carecem de latrinas e vasos sanitários, foi objeto de um debate realizado hoje na Assembleia Geral das Nações Unidas.

O encontro é parte dos preparativos da cúpula sobre os Objetivos do Milênio, convocada pelo secretário-geral, que será realizada entre os dias 20 e 22 de setembro.

"Quando voltarmos a nos reunir para falar dos ODM, inevitavelmente teremos que falar de água", assinalou o presidente da Assembleia Geral, o líbio Ali Abdusalam Treki.

Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA), todos os dias, dois milhões de toneladas de resíduos de águas e esgoto, além de resíduos industriais e agrícolas, são jogados nas águas dos rios e oceanos do mundo.

Ao mesmo tempo, 1,8 milhão de crianças com menos de cinco anos morrem por ano devido a doenças causadas pela água.

"Isto é um luxo para quase um bilhão de pessoas no mundo", disse, segurando um copo de água na mão, o ex-presidente da Assembleia Geral da ONU, o sueco Jan Eliasson.

O ex-ministro de Assuntos Exteriores sueco, que participou da reunião como diretor da ONG WaterAid, pediu que se "fale mais de vasos sanitários" nos círculos políticos.

A ausência de serviços sanitários acaba por criar condições para a disseminação de doenças como a disenteria e a aparição de diarréias, que no caso das crianças frequentemente são fatais, explicou.

"É preciso mobilizar esforços, porque esta situação é uma tragédia humanitária", acrescentou Eliasson.

Em 1993, a Assembleia Geral da ONU decidiu designar o dia 22 de março como Dia Mundial de Água para chamar a atenção sobre a importância de assegurar o acesso à água potável, seu tratamento de maneira adequada e o oferecimento de serviços de saneamento. EFE jju/pb/bba


REPORTAGEM-PROVA 3:


África: 155 milhões de pessoas não têm acesso a água potável

Agência AFP

DACAR - Mais de 155 milhões de pessoas, ou 39% da população da África ocidental e central, não têm acesso a água potável, informou a agência da ONU para a infância, a Unicef, nesta segunda-feira, o Dia Mundial da Água.

Essa região tem a menor cobertura de água potável do mundo, abrigando 18% da população mundial que não tem acesso a água potável.

"Faltando cinco anos para 2015, prazo estabelecido para as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDG), a água e a situação sanitária na África Ocidental e Central continuam sendo uma preocupação", afirma o comunicado da Unicef.

De acordo com a organização, apenas oito dos 24 países da região estão prestes a atingir os objetivos no que se refere ao fornecimento de água: Benin, Burkina Faso, Camarões, Cabo Verde, Gabão, Gana, Guiné e Mali.

"O número total de pessoas na região sem acesso a fontes de água potável aumentou no período de 1990 a 2008 de 126 milhões de pessoas para 155 milhões", indica o comunicado.

Isso significa que, apesar de uma melhora na cobertura de 49% em 1990 para 61% em 2008, os países precisam chegar a 75% em 2015.

"Mais de 155 milhões de pessoas (39%) estavam sem acesso a fontes de água potável em 2008, e o ritmo lento do aumento não conseguiu alcançar a velocidade de expansão da população na região", afirma o documento.

Seis países têm menos de 50% de cobertura em água potável: Chade, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Níger, Mauritânia e Serra Leoa.

Também é motivo de preocupação o fato de 291 milhões de pessoas na África Ocidental e Central não terem acesso a nenhum serviço sanitário - a região tem a maior taxa de mortalidade infantil de todas as regiões em desenvolvimento, com 169 crianças mortas em 1.000 nascimentos.

CONSPIRAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA: A SOS DIREITOS HUMANOS PROTOCOLA OFÍCIOS JUNTO AO TCU/CE SOBRE TARIFAS ABUSIVAS PRATICADAS PELA COELCE

Fortaleza - CE, 22 de março de 2010.

Edição nº 90

A Conspiração da energia elétrica já completou OITO ANOS sem que o consumidor tenha sido ressarcido pelas concessionárias de energia elétrica, o que é uma vergonha para o Judiciário brasileiro e mais um abuso cometido contra o consumidor e cidadão de todo o país.

Por isto, a SOS DIREITOS HUMANOS em defesa dos consumidores de energia elétrica do Ceará, além de estar processando a COELCE, a devolver em dobro os valores pagos nos últimos cinco anos referentes ao PIS/PASEP e a COFINS, bem como a diferença do valor devido e efetivamente pago referente ao ICMS (que é cobrado tendo como base o PIS/PASEP e a COFINS), e a tarifa elétrica cobrada ilegalmente à maior, entrou no dia 18 de março de 2010, com dois ofícios junto ao TCU - Tribunal de Contas da União no Ceará, requerendo que o órgão informe o percentual exato cobrado à maior pela COELCE, para que sirva como prova junto as ações movidas pela ONG.

O OFÍCIO PROTOCOLADO EM NOME DA SOS DIREITOS HUMANOS

O OFÍCIO PROTOCOLADO EM NOME DO PRESIDENTE DA SOS DIREITOS HUMANOS


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado

Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br