domingo, 11 de abril de 2010

PSICOLOGIA JURÍDICA: JUIZ ERRA MANDANDO SOLTAR PSICOPATA E COM ISTO SEIS JOVENS SÃO MORTOS

Fortaleza - CE, 11 de abril de 2010.

Edição nº 176


A Justiça brasileira sempre está errando, quer seja deixando preso quem já deveria estar solto ou soltando quem deveria ficar preso por falta de capacidade de interagir com a sociedade, e é o caso do psicopata e pedófilo que mesmo com laudo médico dizendo que não poderia ficar em liberdade foi solto por ordem judicial, e ao sair, matou jovens.

Confira a reportagem abaixo e fique indignado também com mais um erro judicial que acabou por colaborar com a morte de inocentes.



Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br


REPORTAGEM-PROVA:

Suspeito de matar jovens em Luziânia teria de ficar isolado, segundo laudo


O pedreiro Admar Jesus, de 40 anos, recebeu o benefício de cumprir em regime semiaberto a pena por pedofilia, mas a recomendação era contrária em seu prontuário médico, segundo informações da polícia.

Jesus, que confessou ter matado os seis jovens que estavam desaparecidos na cidade de Luziânia, em Goiás, tinha sido condenado a 14 anos de prisão por pedofilia em Brasília, mas estava em liberdade desde 23 de dezembro do ano passado, por benefício da lei. Ele cumpriu apenas quatro anos em regime fechado.

Laudo psiquiátrico divulgado pela polícia revela, porém, que o pedreiro é um psicopata com "grave distúrbio" e uma pessoa "perigosa" que deveria ser mantida "isolada do convívio social". Mesmo assim, foi libertado porque, segundo avaliação do Juizado de Instrução Penal, já havia cumprido um terço da pena e tinha direito à progressão de regime.

Dinheiro em troca de serviços

Jesus, segundo a polícia, disse que ofereceu dinheiro aos jovens em troca de pequenos serviços. Com essa abordagem, levou os adolescentes para o vale, onde os violentou e depois os matou.

No fim da manhã deste domingo, a polícia localizou os outros três corpos no vale indicado por Jesus. Os corpos das outras três vítimas tinham sido encontrados no mesmo local na tarde de sábado.

No vale, a 3 km da entrada do município, também havia um marrete que foi levado pela polícia. Todos os corpos estavam com marcas de pauladas. Eles serão transferidos para o Instituto Médico Legal (IML) para a identificação oficial por teste de DNA.

Ainda segundo a polícia, na casa em que Jesus morava, no mesmo bairro dos jovens, foram encontradas três bicicletas. A polícia acredita que duas delas eram de vítimas. Um dos jovens, também morador do bairro, reconheceu o pedreiro como sendo o homem que o abordou e ele conseguiu escapar.

Celular roubado

Jesus era investigado há 10 dias, desde que um familiar dele começou a usar o celular de uma das vítimas. Além do pedreiro, mais quatro pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento no caso. A Polícia Federal, que apoia a Polícia Civil nas investigações, realizou três prisões em Brasília.

Jesus será transferido da 5ª Delegacia Regional de Luziânia para o Complexo de Delegacias Especializadas em Goiânia.

AE
Mães procuram por  filhos desaparecidos misteriosamente

Mães levaram o caso para a imprensa e ao Congresso Nacional

O caso

Entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010, seis meninos com idades entre 13 e 19 anos desapareceram misteriosamente. Eles não se conheciam, mas tinham em comum o fato de todos morarem no Parque Estrela Dalva, que concentra cerca de um quarto dos habitantes de Luziânia - quarta maior cidade de Goiás, com 203.800 moradores, segundo contagem de 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Parque Estrela Dalva está situado a 56 quilômetros de Brasília, na periferia.

Todos desapareceram de dia, após realizarem atividades de rotina. O primeiro a desaparecer, em 30 de dezembro de 2009, foi Diego Alves Rodrigues, de 13 anos. Pouco antes das 10h, ele saiu de casa no bairro para ir a uma oficina de carros e não foi mais visto.

A polícia chegou a trabalhar com a hipótese de “rebeldia típica de adolescente”. O delegado Rosivaldo Linhares disse à época que acreditava que todos os jovens estavam vivos. O núcleo de atendimento a famílias de pessoas desaparecidas da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF, que foi à cidade ajudar nas buscas, afirmou que em mais de 80% dos casos de desaparecimento os adolescentes fogem e reaparecem em até um ano.

As mães dos jovens, porém, nunca acreditaram nesta possibilidade. A copeira Sonia Vieira de Lima, mãe de Paulo Victor, que desapareceu no dia 4 de janeiro, era uma delas. "Meu filho não era rebelde e não tinha razão para fugir", disse. "Ele era carinhoso com a família, organizado e trabalhador." O perfil corresponde a quase todos os desaparecidos, segundo os parentes.

(*com informações da Agência Estado)

Leia também:

A REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS INFORMA QUE o novo código de ética médica entra em vigor nesta terça-feira

Fortaleza - CE, 11 de abril de 2010.

Edição nº 175


Há muito tempo os pacientes reclamam da caligrafia de médicos mas isto agora terminou, porque de terça-feira em diante aquele médico que escrever de forma ilegível poderá ser penalizado.

Confira então abaixo algumas modificações do novo código de ética da medicina.



Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br


REPORTAGEM-PROVA:

Novo código de ética médica entra em vigor nesta terça-feira


Roberto d’Ávila odiou entrar no centro cirúrgico no ano passado. Desde a temperatura do ar condicionado até a forma “mecânica” como foi atendido, tudo foi reprovado.

Ele – cardiologista há mais de 20 anos e presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) recém eleito – usa agora a experiência de “paciente” para ser maestro do inédito processo de mudança de conduta de todos os médicos do País.

A partir desta terça-feira, dia 13, entra em vigor o novo código de ética médica, uma mudança que deve alterar toda a relação entre médico e paciente.

Foram dois anos de discussão para que 400 delegados de conselhos de classe definissem as 118 normas que vão estabelecer como médicos devem atuar em clínicas, hospitais, consultórios e outros serviços de saúde.

A revisão da prática médica limita até mesmo a atuação dos médicos “pop-stars”: eles não podem fazer propaganda, exibir pacientes e tampouco fazer publicidade de seus consultórios. Os “doutores Hollywoods” foram para a berlinda.

Pacientes experts

O código de ética médica não era revisto há 22 anos. De lá para cá, não só a medicina mudou, mas os pacientes estão muito diferentes. Não é preciso ser experiente como d’Ávila para, durante uma consulta médica, questionar as decisões dos profissionais da medicina. Com a internet, são poucos os que chegam ao consultório sem o mínimo de conhecimento sobre sua condição e muitos questionam os médicos sobre tratamentos e procedimentos clínicos.

A Fundação Oswaldo Cruz, atenta ao fenômeno, divulgou, no ano passado, uma sobre o que chamou de “pacientes expert”. Os pesquisadores revisaram 15 estudos científicos que discutiram os efeitos na prática médica da busca por informações na internet antes da consulta médica. Entre prós e contras, ficou evidente a rede está fazendo com que doentes e familiares exijam do médico constante atualização, além de elevar o poder decisório do próprio paciente.

O fim do “reinado absoluto” dos médicos dentro dos consultórios é um dos pontos centrais do novo código. As novas regras fazem com que os pacientes sejam tão responsáveis pela escolha do tratamento clínico quanto os próprios médicos. Para isso, foi determinado que o profissional deve apresentar todas as possibilidades clínicas existentes – desde que comprovadas cientificamente – e deixar a escolha para o doente.

Isso pode afetar desde a linha terapêutica adotada para um simples resfriado, até as decisões tomadas na polêmica ortotanásia – também regulada pelo novo código de ética. A ortotanásia é termo médico usado para definir a morte natural do paciente, sem interferência de cuidados terapêuticos, quando não há mais possibilidade de cura. O procedimento agora é regulamentado para todos os hospitais.

“Acredito que para ser um melhor médico, todos os profissionais deveriam sentir na pele o que é ser paciente”, afirmou o presidente do CFM. Quando esteve “do lado de lá do balcão” percebeu que a comunicação é a principal falha entre doentes e profissionais de saúde. “Com o novo código, a tendência é melhorar a relação entre pacientes e médicos. O paciente nunca poderá alegar que o médico impôs o tratamento, será uma decisão partilhada.”

Punição por letra feia

Se os pacientes estão mais “antenados” e informados sobre a prática médica, quando o assunto é caligrafia, boa parte dos especialistas parece não ter passado pela pré-escola. Os “garranchos” nas receitas médicas foram avaliados por uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e a constatação – publicada no ano passado – é que a letra ilegível pode até mesmo interferir no tratamento.

O novo código de ética médica também regulamenta o assunto e o profissional pode até ser punido pela “letra feia”. Na pesquisa da USP, por exemplo, foram analisadas 3.456 prescrições e uma em cada dez apresentava erro (ou falta de registro de CRM, ou letra ilegível ou nomenclatura errada). As especialidades que mais concentraram falhas foram Dermatologia, Urologia e Cardiologia.

Cirurgia plástica, reprodução assistida e outras áreas

Especialistas de todas as áreas serão regulados pelo novo código – e deverão ficar atentos à caligrafia – mas duas áreas ganharam destaque nas novas normas. A reprodução assistida – antes regida apenas por resoluções sanitárias – ganhou duas regras de conduta. É proibido escolher o sexo do bebê durante a fertilização ( processo chamado de sexagem) e o profissional desde campo só pode trabalhar com um número limitado de embriões – para evitar as gestações de quíntuplos ou mais.

Outra área que ganhou normas específicas foi a da medicina estética e da cirurgia plástica. Os médicos só podem receitar depois de ver o paciente, não podem atuar em centros de beleza que vendem produtos ou oferecem serviços como manicures e pedicures e também não podem “diagnosticar” por veículos de comunicação.

Ao todo, são 118 novas normas de condutas. Confira as principais mudanças.


AVISO: Colabore com a REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS enviando artigos, teses e notícias para sosdireitoshumanos@ig.com.br

TAGS: sítio caldeirão, psicologia jurídica, direitos humanos, política, economia.

O HOSPITAL IJF SOFRE MAIS UM APAGÃO NO SÁBADO DIA 10 DE ABRIL DE 2010

Fortaleza - CE, 11 de abril de 2010.

Edição nº 173


A administração pública está indo de mal à pior no Brasil, porque as chuvas inundam as capitais, destroem lares, matam a população, causam danos às mercadorias do comércio, levam os carros nas enxurradas, isto tudo porque o administrador público não teve e não tem competência para construir galerias imensas que pudessem levar as águas das chuvas para o mar, e assim, elas ficam nas ruas e avenidas matando justamente o cidadão que sustenta o Executivo através de altos e cruéis impostos.

Em Fortaleza não é diferente, e agora o alvo da incompetência da administração pública é o hospital IJF que tantas vidas salva todos os dias, porque em um único mês sofreu um início de incêndio e agora, no dia 10 de abril de 2010, no sábado, sofreu um apagão.

O Ministério Público deve investigar e processar quem for o culpado pela falta de administração do IJF, caso contrário, mais uma vez quem pagará com a vida será o cidadão que sustenta a Prefeitura com o dinheiro suado que ganha no labor diário.


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br


A REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS INFORMA LISTA DE PARLAMENTARES CEARENSES PROCESSADOS

Fortaleza - CE, 11 de abril de 2010.

Edição nº 172


Conheça a lista de parlamentares cearenses que estão sendo processados e confira se você votou neles e se merecem ser novamente eleitos.

Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br


LISTA-PROVA:

Parlamentares cearenses processados

1 - Aníbal Gomes (PMDB-CE) - Inquérito 1396 - de natureza não informada.
Ação Penal 347 - crime de lavagem ou ocultação de bens.

2 - Arnon Bezerra (PTB-CE) - Inquérito 2733 - captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral – processo encaminhado para a 27ª Zona Eleitoral do Crato/CE

3 - José Linhares (PP-CE) - Inquérito 2720 – o site da corte descreve o assunto da ação como “investigação penal contra parlamentares”

4 - Léo Alcântara (PR-CE) - Inquérito 2689 - crimes contra o sistema financeiro nacional.

5 - Manoel Salviano (PSDB-CE) - Inquérito 2477 - crimes de responsabilidade durante gestão como prefeito

6 - Zé Gerardo (PMDB-CE) - Ação Penal 403 – crimes de responsabilidade, durante gestão como prefeito (prestação de contas do mandato)
Ação Penal 409 – crimes de responsabilidade, durante gestão como prefeito
Ação Penal 434 – crimes de responsabilidade
Inquérito 2307 – crimes de responsabilidade
Inquérito 2336 – crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores
Inquérito 2645 – crimes contra o meio ambiente e o patrimônio genético (c/ parecer da PGR pela extinção da punição)
Inquérito 2847 – crimes de lavagem ou ocultação de bens
Inquérito 2846 – crimes de lavagem ou ocultação de bens.