quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lula se sente "O Cara", cria a "OEA do B" , propõe mudança no Conselho da ONU, só falta dar opinião na administração da Santa Sé

Fortaleza - CE, 24 de fevereiro de 2010.

Edição nº 44

Lula está se sentindo "O Cara", está tendo idéias absurdas e é possível que nos próximos dias tente mexer até na administração da Santa Sé, pois criou a "OEA do B", excluindo os EUA, agora diz que o Conselho da ONU deve mudar, e até o fim de seu mandato, dirá que o dólar não deve existir, que o Euro não vale nada, e outras sandices mais.

O caso dele só Freud explica, porque os que estão ao seu lado, agem como todos os pagens, apenas riem e aplaudem tudo o que o Senhor fala, mas nunca dizem que o "rei está nú", nú de informação, nú de racionalidade, nú da realidade.

Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br



REPORTAGEM em 24.2.2010

CÚPULA NO MÉXICO

Lula propõe mudança em Conselho da ONU



Para presidente, o Conselho de Segurança da ONU é representado apenas pelos interesses da Segunda Guerra

Cancún, México. Em seu discurso de improviso, na reunião de cúpula dos países latino-americanos e do Caribe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a reformulação da Organização das Nações Unidas (ONU) e defendeu as Malvinas para a Argentina. Para Lula, este "é o momento político" de se discutir a reformulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Naquele momento, a presidente argentina Cristina Kirchner já havia deixado Cancún.

"É inexorável que a gente discuta este papel (do Conselho de Segurança da ONU). Não é possível que ele continue representado pelos interesses da Segunda Guerra Mundial. Por que isso não muda?", indagou. "Se nós não enfrentarmos este debate, a ONU vai continuar a funcionar sem representatividade e o conflito no Oriente Médio vai ficar por conta do interesse dos norte-americanos quando, na verdade, a ONU é que deveria estar negociando a paz no Oriente Médio", afirmou o presidente.

Na opinião de Lula, a ONU perdeu a sua representatividade. "Muitos países preferem a ONU frágil para que eles possam fazer do seu comportamento a personalidade de governança mundial", desabafou o presidente, que chegou a dar um murro na mesa enquanto falava, exaltado.

Lula ainda questionou a soberania britânica nas Ilhas Malvinas. "Qual é a explicação geográfica, política e econômica de a Inglaterra estar nas Malvinas? Qual a explicação política de as Nações Unidas já não terem tomado uma decisão dizendo: não é possível que a Argentina não seja dona das Malvinas e seja um país a 14 mil quilômetros de distância?", questionou.

Novo órgão

Ontem, os países latino-americanos e do Caribe concordaram em criar um novo organismo diplomático que não inclui os Estados Unidos e o Canadá.

Segundo Lula, o novo bloco mostra personalidade. "Não é um fato histórico qualquer. Eu diria que é um fato histórico de grande dimensão, na medida em que estamos conquistando hoje nossa personalidade como região", afirmou o presidente.

Lula destacou que o acordo firmado pode parecer "pouco para as pessoas que têm muita pressa", mas não o é para as pessoas que analisam o "tempo histórico". "A única saída que temos é trabalhar forte em nossa integração", acredita.

Ontem, durante a cúpula, o presidente do México, Felipe Calderón, afirmou que Lula é o "líder indiscutível" da América Latina. "Lula dá equilíbrio e força à América Latina", disse Calderón.

Na noite de ontem, o presidente brasileiro chegou a Cuba para visitar Fidel Castro e negociar investimentos milionários com o governo de Raúl Castro. Em sua quarta viagem a Cuba desde que chegou ao poder, o presidente brasileiro visitará na manhã de hoje o porto de Mariel, onde o Brasil tem investimentos, depois terá um encontro com Fidel, presidirá a sessão de grupos de empresários e se reunirá com Raúl Castro. Amanhã, ele deve fazer uma visita de cinco horas ao Haiti e, de lá, seguirá para El Salvador.

Lula comemora em Cuba os dois primeiros anos de governo absolutista de Raúl Castro

Fortaleza - CE, 24 de fevereiro de 2010.

Edição nº 43

Infelizmente para Lula, chamado por Obama de "O cara", o qual é visto como "O Estadista Global", tem como exemplos de democracia os governos da Venezuela e de Cuba, posicionando-se de uma forma contrária ao significado real de democracia, não se importando em seguir para Cuba para comemorar com um déspota, um ditador, um tirano, Raúl Castro - que ajudou seu irmão Fidel Castro à tomar o governo de Fulgêncio Batista, com a promessa de implantar democracia, quando na realidade, após a revolução transformou Cuba em espólio de família - os dois primeiros anos de governo absolutista.

Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br


REPORTAGEM:


Visita a Cuba Lula saudará dois anos de Raúl Castro no poder

Em discurso hoje no porto de Mariel, a 50 km de Havana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudará Raúl Castro por completar nesta quarta-feira dois anos como dirigente máximo de Cuba.

O investimento da Construtora Odebrecht no local, a ampliação do porto, porém, é uma das poucas notícias que o irmão mais novo de Fidel Castro tem para comemorar, em meio ao aperto do caixa governamental e a perspectiva cada vez mais distante de reformas na economia.

Ao lado de Raúl, Lula, em sua visita de despedida à ilha como presidente, participará do início da obra em Mariel, ao custo de US$ 300 milhões, financiados pelo Governo brasileiro. Os cubanos querem fazer do porto, famoso como ponto de partida do êxodo em massa de cubanos em 1980, um centro logístico da nascente indústria petroleira offshore, da qual a Petrobras faz parte. A estatal tem até maio para reportar os primeiros resultados da prospecção.

Segundo anunciou Lula, a Petrobras vai acertar ainda a instalação de uma refinaria de óleo combustível. A empresa EMS, segunda maior produtora de remédios genéricos, deve fechar a segunda joint-venture de uma empresa privada com capital brasileiro e o Estado cubano. A primeira é a Brascuba, produtora de cigarros e charutos. Está na pauta ainda um terceiro negócio: uma fábrica de vidro.

Apesar do entusiasmo do Governo brasileiro e suas agências de promoção, que mencionam sempre o potencial de longo prazo da ilha a 190 km da Flórida, a crise econômica e a ausência de reformas são sombra.

Continua havendo atrasos nos pagamentos de Cuba a fornecedores, inclusive do Brasil, assim como dificuldades para empresas transferirem fundos ao exterior. As liberações, em geral, ocorrem após gestões envolvendo o governo brasileiro. Raúl diz agora que é preciso fazer as mudanças sem "se apressar nem improvisar". (da Folhapress)




EM FORTALEZA O BANHISTA FICA BRONZEADO DO SOL MAS PROPENSO À CÂNCER DE PELE

Fortaleza - Ce, 24 de fevereiro de 2010.

Edição nº 42

A REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS adverte aos banhistas turistas ou não, para os níveis extremos de radiação solar que está ocorrendo em Fortaleza - CE, porque não adianta você ficar com o corpo bronzeado da praia e com focos de câncer de pele, confira a reportagem abaixo.

Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br


REPORTAGEM:

Cuidado

Fortaleza tem um nível extremo de radiação solar

A capital do Estado atingiu o limite máximo da escala que mede os índices de raios ultravioleta. Especialistas apontam pouca nebulosidade e a estação do ano como fatores responsáveis. O POVO reforça os cuidados para se evitar o câncer de pele, entre outras doenças

Rosa Sã
da redação

24 Fev 2010 - 00h42min

Fortaleza esteve ontem entre as 15 capitais brasileiras nas quais os raios ultravioleta (UV) alcançaram condição extrema de radiação no período da manhã. De acordo com informação divulgada pela Somar Meteorologia, instituição com sede em São Paulo, às 10 horas a capital cearense atingiu a marca 14, índice máximo da escala que mede esse tipo de radiação. (veja ilustração acima)

Segundo a escala, índices de 1 a 2 são considerados baixos; de três a cinco são apontados como moderados; seis e sete são altos; já entre oito e dez são considerados muito alto; enquanto os superiores a dez são apontados como extremos.

A radiação UV é parte da luz solar que atinge a terra. Sobre o assunto O POVO ouviu Alexandre Costa, doutor em Ciências Atmosféricas e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Costa explica que essa situação se torna comum nesse período em que o sol está a pino, se aproximando do equinócio, o que deixa o céu claro como vem ocorrendo este mês.

Equinócio é um dos dois momentos em que o Sol, em sua órbita (como vista da Terra), cruza o plano do equador celeste (a linha do equador terrestre projetada na esfera celeste).

Até junho
Esse pico de radiação, conforme o especialista, só vai enfraquecer quando o Sol, ao atingir o equinócio, seguir sua rota a caminho do solistício de verão do hemisfério norte. Isso ocorre à altura do mês de junho. É quando a radiação solar atinge o seu índice mínimo. Nesse contexto, Costa ressalta que a situação ainda poderá se repetir nos próximos dias se o céu continuar claro.

Pouca nebulosidade
De acordo com o meteorologista Marcel Rocco, do Somar Meteorologia, a elevação do índice de radiação também acontece devido a fatores como a estação do ano, que causa a elevação do nível de raios solares que chegam à superfície da Terra. Ele diz que essa situação repetiu-se algumas vezes nas últimas semanas.

Para a médica Selma Cernea, coordenadora da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o alto índice registrado de raios UV aumenta o risco de danos à pele, que podem variar de uma vermelhidão até o aparecimento de manchas, envelhecimento e câncer de pele.

Onda de calor
A onda de calor em Fortaleza, provocada pelo aumento de dois graus na temperatura da cidade, foi tema de reportagem publicada no caderno Cotidiano do O POVO em janeiro último.

Nessa mesma linha, mostrando o aumento da sensação térmica para as pessoas, outra matéria no caderno de Economia mostrou o recorde de vendas de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado em Fortaleza nesses dois primeiros meses do ano. (com agências de notícias)

E-MAIS

Efeitos sobre a pele
- Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente, desencadeando reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias causadas pela luz solar) e o bronzeamento.

- O efeito acumulativo da radiação durante a vida de uma pessoa, no entanto,
causa o envelhecimento cutâneo (da pele) e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.

O que é radiação
- A radiação é a energia que vem do sol. Ela é distribuída em vários comprimentos de onda: desde o infravermelho até o ultravioleta (UV)

> A faixa ultravioleta é subdividida em raios ultravioleta: C, B e A.
C - são de maior energia e os mais perigosos para a saúde
B - de energia intermediária e os principais causadores de câncer A - de menor energia e chegam a níveis profundos da pele. Produzem o bronzeado e geram o envelhecimento precoce.

DICAS DE PROTEÇÃO

1. Protetor solar
> Para evitar danos à pele, o protetor solar é a principal proteção. Para saber se a quantidade aplicada foi suficiente, a pessoa deve sentir que há sobre a pele uma película ``pegajosa``.

> O produto começa a agir cerca de meia hora depois de aplicado. Portanto, passar o protetor quando estiver na praia representa ficar um tempo sob o sol sem proteção.

> Observe se o filtro tem proteção contra os raios UVA e, principalmente, UVB. O fator depende do tipo de pele: quanto mais claro for, maior ele deve ser.

> No geral, recomenda-se fator 30. Lembre-se de aplicar o filtro em grande quantidade. o recomendável são 30 gramas para uma pessoa de 70 kg..

> O protetor solar age por duas horas. Depois, deve ser reaplicado, principalmente após entrar na água ou suar.

2. Roupas
> As roupas também podem ser uma proteção contra os raios ultravioleta. É recomendado o uso de roupas com cores claras, já que tecidos pretos absorvem praticamente toda a radiação.

> Prefira os tecidos sintéticos. Uma blusa de algodão branca, por exemplo, deixa passar 20% da radiação ultravioleta. Se possível, invista em viseiras e camisetas de tecidos tratados contra os raios, que chegam a oferecer mais de 90% de proteção.

3. Óculos escuros
> Devem sempre ter lentes que protejam os olhos dos raios ultravioleta. Peça para a ótica o certificado e nunca compre óculos de sol em camelôs