terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A MIRAGEM CHAMADA PRÉ SAL OU "AMANHÃ EU CASO"

Fortaleza 9 de fevereiro de 2010

Edição nº 13

O governo federal desde que hasteou a bandeira do Pré Sal afirma que o Brasil já é o terceiro país mais rico em petróleo, PORÉM, não promete reduzir o preço dos combustíveis e busca aliados para "dividir" o dinheiro que virá com a exploração de tal jazida.

O Pré Sal tornou-se moeda de troca, escambo político, mesmo que seja uma "orelha de freira", um fantasma, que ouvimos falar mas que jamais vimos ou tocamos.

No ano passado, em uma comissão no Senado, presidida pelo ex-presidente Fernando Collor de Melo, foi ouvido um geólogo (que não me recordo o nome), autor de um livro sobre o Pré Sal lançado nos EUA, o qual assegurou, grosso modo, que retirar petróleo do Pré Sal é uma tremenda ilusão, dispendiosa e ilusória, porque nesta região, mais parecida com uma esponja (cheia de furos) será muito difícil encontrar um bolsão repleto de petróleo, sendo mais facil retrirá-lo com "canudinho" (tradução desta parte minha). Sem falar que cada furo custa 6 milhões de dólares.

Mas então qual a vantagem de se fazer tanto alarde em torno do Pré Sal? A resposta é uma só: É Capaz de Aumentar o Poder Político, pois através dele o governo federal estará cada vez mais fortalecido e poderá usá-lo como moeda de troca com o legislativo. Uma moeda fictícia, uma vez que ainda não é palpável, só há nos planos, nos projetos nas promessas do executivo federal. A prova é que atualmente só há um navio petroleiro tentando furar o Pré Sal, e tira dele mais que um "tanque" de gasolina de uma fusca 66, enquanto os governadores brigam entre sí para dividirem o lucro futuro do Pré Sal.

A briga pelo lucro do Pré Sal acabará forçando os governadores a se aliarem ao governo federal cada vez mais e aceitando tudo o que ele quiser em troca de receberem, amanhã, sua parte gorda do Pré Sal, é o antigo "Depois eu Caso", que muita jovem já houviu.

O governo Federal diz aos governadores, senadores, deputados e prefeitos:

"Faça isto para mim hoje que amanhã divido o lucro do Pré Sal", ou seja, "dê-me hoje que amanhã eu caso", e eles - os políticos - estão aceitando, apesar de se acharem mais espertos que o presidente Lula, o qual, prova mais uma vez, ser um expert em ilusionismo, capaz de comercializar "óleo de cobra em convenção de cascavel", como cita o sábio mestre Lunga, no interior do Ceará.


Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
Advogado OAB/CE 9288 - Celular 55 85 8613.1197
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.