terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"CIGARRO MATA ATÉ NO RASTRO"

Fortaleza (CE), 9 de fevereiro de 2010.

Edição nº 15

A reportagem abaixo foi publicada pelo jornal Nacional do dia 9.2.2010, comprovando que há muito a SOS DIREITOS HUMANOS está certa, que fumar vicia, causa diversos tipos de doenças incuráveis e mata precocemente, bem como, que a indústria fumageira, sabe que vendem um produto mortal, manipula a composição para viciar mais o consumidor, e continua impune no Brasil, pois até agora, a Justiça brasileira não julgou uma ação procedente, muito pelo contrário, vem decidindo que:

1. a prescrição é quinquenal, e que se dá apartir do dia em que o fumante soube que estava doente (o que é um cúmulo).

2. se o consumidor fuma é porque quer, e se fica doente, é culpa sua, se morre, foi o culpado.

3. a indústria não é culpada em hipóetese alguma porque avisa nas embalagens de seus produtos que cigarro faz mal.

4. não há provas que cigarro vicia ou que cause câncer, porque (como diz a indústria), "até beber leite causa câncer".


Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Advogado OAB/CE nº 9288 - Celular 55 85 8613.1197
Presidente da SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br



Fumaça de cigarro é mais prejudicial do que se sabia

O cigarro deixa no ar uma nicotina residual, que dura meses em paredes, móveis e utensílios. Um perigo para as crianças que brincam no chão e têm mais risco de entrar em contato com esses resíduos.


Nos Estados Unidos, cientistas anunciaram que os males provocados pela fumaça do cigarro são ainda mais prejudiciais à saúde do que se sabia.

Que respirar a fumaça do cigarro alheio faz mal à saúde todo mundo já sabe. O que a ciência descobriu agora é que o fumante passivo não é só aquele que está do lado de quem fuma.

É aquele que andou pelo mesmo elevador, que passou pela mesma sala. É quem pisou em um carpete, encostou em uma cortina, tocou em um móvel, enfim, em todo canto por onde alguém tenha fumado um cigarro.

A pesquisa foi publicada pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos. E, de acordo com os cientistas, o cigarro deixa no ar uma nicotina residual. Ela dura meses impregnada em paredes, móveis e utensílios. Um perigo, sobretudo, para as crianças que brincam mais no chão e, portanto, têm mais risco de entrar em contato com esses resíduos tóxicos.

Os cientistas puseram cigarros para queimar e constataram que os resíduos da fumaça provocam uma reação química. O ácido nitroso, que está no ar vindo, por exemplo, da queima de gás de cozinha, de aquecedores, ou do escapamento de carros e caminhões, quando entra em contato com a nicotina gera um tipo de nitrosamina, um composto químico que provoca câncer.

Segundos os pesquisadores, fumar do lado de fora ou num quarto ventilado não faz muita diferença, já que a nicotina se prende à roupa e à pele do fumante.


Portanto, aquele que absorve essa substância química sem perceber, é, sem saber, um fumante de terceiro grau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.