sexta-feira, 21 de maio de 2010

SOS DIREITOS HUMANOS INFORMA: Mulher é chave para a prevenção de câncer masculino

Fortaleza - CE, 21 de maio de 2010.

Edição nº 244


SOS DIREITOS HUMANOS INFORMA: Mulher é chave para a prevenção de câncer masculino



Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
Especialista em Psicologia Jurídica
Perito Forense Computacional

TAGS: Psicologia Jurídica, Perito Forense Computacional, Direito criminal, homicídios, assassinatos, farmácia pague menos, STJ, Sítio Caldeirão, dia das mães, dia da mulher, beato paraibano e negro José Lourenço, crime de genocídio cometido pelo Exército e Polícia Militar do Ceará em 1937, cova coletiva com 1000 vítimas do regime getulista desaparecida na Chapada do Araripe, no local conhecido por Serra do Cruzeiro, município de Crato, Ceará, Brasil.



REPORTAGEM-PROVA:

Mulher é chave para a prevenção de câncer masculino

Pesquisa mostra que eles precisam do incentivo delas para fazer o exame do tumor de próstata

A doença só atinge homens mas a prevenção do problema passa pelas mãos das mulheres.

Foto: Getty ImagesAmpliar

Homesn precisam do apoio das companheiras para fazer exames preventivos de câncer

Pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia entrevistou 1.061 pacientes do sexo masculino de 11 capitais brasileiras (Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e Distrito Federal.

A maior parte deles (66%) respondeu que a esposa, companheira ou namorada é a que mais influencia na procura por um médico para prevenir ou tratar o câncer de próstata.

Em segundo lugar, na preferência do posto de incentivadora, também é ocupado por uma figura feminina: 20% dos entrevistados elegeram a mãe ou a irmã como grandes responsáveis pela “forcinha” para visitar o médico.

A prevenção do câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) exige após os 50 anos o toque retal, exame que em importância pode ser comparado à mamografia para as mulheres. Ainda assim, por desconhecimento e preconceito, grande parte dos pacientes homens rejeita a realização deste procedimento.

O resultado aparece nas estatísticas. Para este ano, o Inca projeta 52.350 novos casos de câncer de próstata – em números absolutos supera o tumor maligno das mamas nas mulheres (49.240 no total)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.