segunda-feira, 12 de abril de 2010

CASO LUZIÂNIA: AGORA O CULPADO PELA SOLTURA DO PSICOPATA ASSASSINO É DO PSICÓLOGO

Fortaleza - CE, 12 de abril de 2010.

Edição nº 177


Desde o tempo de Adão e Eva que se culpa o Outro por um erro, é o que prova o caso do pedófilo psicopata assassino de Luiziânia, onde a mídia divulgou que mesmo com laudo dizendo que ele era perigoso foi solto pela Justiça e na sequência matou seis jovens.

Agora uma nota oficial diz que o laudo afirmava que o psicopata pedófilo assassino poderia ser solto.

Então quem está errado?

O Judiciário que soltou com laudo acusando a periculosidade do pedófilo ou o psicólogo que não soube identificar um psicopata?

Quem errou?

Será difícil encontrarmos o autor do erro, pois isto se daria através de outro processo...

O caso nos remete a dois pontos gravíssimos:

Nem o psicólogo/psiquiatra pode errar em teste para identificar um psicopata nem o Juiz pode liberar para o seio da sociedade um psicopata que foi atestado em laudo psiquiátrico.

Porém, mesmo que se encontre o culpado pela soltura do psicopata pedófico assassino, isto não trará à vida os seis jovens que por ele foram estuprados e mortos, ficando suas famílias com, além do luto, da dor e do sofrimento eterno da perda de entes queridos, tendo que continuar a pagar impostos para um Estado que não foi capaz de livrá-los de um ser doentio que estava atrás das grades sob a guarda do Poder Judiciário!



Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Editor-Chefe da Revista SOS DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br


REPORTAGEM-PROVA:


Justiça diz que assassino confesso de jovens em Goiás teve avaliação psicológica



A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal divulgou nesta segunda-feira uma nota na qual afirma que foram tomadas todas as cautelas antes de garantir ao pedreiro Admar Jesus da Silva o direito de progredir para o regime aberto. Ele tinha sido condenado a 10 anos e 10 meses de reclusão pelos crimes de atentado violento ao pudor em Brasília.

Assassino confesso, Silva foi preso no final de semana sob a suspeita de envolvimento com o assassinato de seis meninos na cidade goiana de Luziânia. De acordo com a nota divulgada no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o suspeito recebeu acompanhamento psicológico e psiquiátrico antes de receber o benefício da progressão de regime.

AE
Pedreiro diz que não  consegue

Pedreiro foi apresentado a imprensa e afirmou que não consegue parar de matar

De acordo com a Vara, um relatório psicológico informou que ele sempre se apresentou com polidez e coerência de pensamento e demonstrou crítica sobre os comportamentos a ele atribuídos.

O relatório psiquiátrico teria comunicado, segundo a vara, que ele "não demonstra possuir doença mental, nem necessitar de medicação controlada e que a continuidade de atendimento psicológico fica condicionada à avaliação de tal necessidade por parte do psicólogo do sistema prisional."

A nota sustenta que a Vara não praticou nenhuma ilegalidade. "Mas, infelizmente, não há como antever que certos condenados agraciados com benefícios externos ou a progressão para o regime menos rigoroso irão cometer atos tão graves como os noticiados recentemente pela mídia, e a atitude do sentenciado acima nominado não deve resultar em prejuízo para as centenas de condenados que cumprem regularmente a sua punição", conclui a Vara na nota.

Depoimento à CPI

Admar de Jesus prestou mais um depoimento na tarde desta segunda-feira. Desta vez para os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, e Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia.

No depoimento, Admar, também pedófilo confesso, fez novas revelações, a principal delas foi a de que teve relações sexuais com os seis garotos antes de assassiná-los e não apenas com dois, como havia revelado na entrevista concedida pela manhã. A principal prova disso é que todos os corpos foram enterrados nus e apresentavam sinais de violação. Interrogado sobre isso, ele acabou confessando.

Mais cedo, de acordo com o delegado de Luziânia, Josuemar Vaz, tudo o que o pedreiro diz entrevista é mais uma versão dos acontecimentos e deve ser analisado a partir da sua condição piscológica. "O que ele diz deve ser ouvido com reservas. Pela conversa que tive com ele no sábado e pelo o que ele falou hoje, a gente percebe que em muitos momentos ele não fala coisa com coisa. O depoimento dele deve se adequar com a provas técnicas que temos do caso", afirmou em entrevista ao iG.

Na saída do interrogatório dado à CPI, que foi realizado na Secretaria de Segurança, em Goiânia, na presença dos delegados que comandam o inquérito, o senador Demóstenes Torres informou que vai trabalhar, no Congresso, para a aprovação de algumas medidas para agravar as penas de quem comete crimes hediondos e impedir que saiam da cadeia bandidos com histórico de pedofilia e de abusos sexuais.

Um dos projetos, já em tramitação no Congresso, torna obrigatório o laudo criminológico (hoje facultativo), no qual está incluída avaliação psiquiátrica, com base no qual o juiz pode soltar um preso psicopata. Outro projeto que também tramita no Legislativo prevê que a progressão da pena para quem comete crimes hediondos só ocorra após cumpridos dois terços da pena.

Demóstenes reclamou que a medida ainda não entrou em vigor porque o governo foi contra sua aprovação, num primeiro momento, porque, segundo ele, tem uma política voltada para soltar presos em vez de investir na construção de presídios. O terceiro projeto destina-se a implantar o monitoramento eletrônico de detentos que mudam regime de pena. O monitoramento se daria por meio de pulseiras e tornozeleiras eletrônicas.

Demóstenes e Magno Malta informaram que vão convocar para depor no Congresso tanto o juiz que soltou Admar quanto o psiquiatra que emitiu o laudo que atestava que o criminoso sofria de grave doença psiquiátrica, era perigoso e estava inabilitado para voltar ao convívio social sem o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.