terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIOS IMPORTANTES SOBRE O GENOCÍDIO DA COMUNIDADE DO SÍTIO CALDEIRÃO

Fortaleza - CE, 23 de fevereiro de 2010.

Edição nº 41

A SOS DIREITOS HUMANOS cada vez mais vem sendo apoiada na luta em prol das vítimas do Sítio Caldeirão assassinadas pelo Exército e Polícia Militar do Ceará no ano de 1937.

A SOS DIREITOS HUMANOS tem recebido apoio até mesmo de fora do Brasil, a exemplo de blogueiros portugueses.

Infelizmente, até a presente data, nenhum político do Ceará, do Nordeste, do Brasil, ou que faça parte de Comissões de Defesa dos Direitos Humanos se interessou em defender o direito das vítimas do Sítio Caldeirão de serem encontradas, desenterradas, identificadas e inumadas com dignidade nos seus locais de origens. A razão para este descaso talvez sejam as eleições que se avizinham, ou o fato de encarem as vítimas nordestinas como não sendo dignas o suficiente para que se ocupem em defendê-las.

Mas graças aos céus, ao bom senso e ao sentimento humanitário de muitos, a multidão que começou a defender as vítimas do Sítio Caldeirão está tomando forma, e iremos a partir de hoje, inaugurar esta parte do nosso blog para postar mensagens escolhidas de pessoas de bem que se preocupam com a defesa da cidadania e dos Direitos Humanos em nosso país:


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br


1º POST:

Sabe esses comentários que ultrapassam o nível de discussão, passando a fazer parte de um tema específico, muito mais próximo de nossa realidade? – Então, esse é o caso do comentário do Doutor Otoniel.

No post do genocídio da Tasmânia, Otoniel nos traz a tona velhos problemas brasileiros, daqueles que estamos familiarizados, massacres do tempo da ditadura, mas nunca conhecemos tudo o que de fato ocorreu.

Eu faço questão de lembrar sempre que Governo militar nunca deve ser confundido com ditadura. A ditadura ocorre quando há excessos, restrição à liberdade, restrição ao direito de imprensa, etc.

É preciso que se respeite os direitos de liberdade, sem os quais não somos cidadãos de pleno direito.

A minha pergunta é: Porquê depois de tantos anos, alguns erros do regime ditatorial ainda são ocultados da população brasileira? – Qual é o real motivo para a ocultação desses crimes tenebrosos que chocam a sociedade?

Será que, ainda nos dias de hoje, há poderes ocultos que imperam em nossa democracia, sem que tomemos conhecimento?

A denúncia feita pelo Doutor Otoniel presidente da SOS – Direitos Humanos, sobre o massacre no sítio Caldeirão, no estado do Ceará, me deixa a impresão que há sim poderes ocultos que debocham de nossa frágil democracia.

A lei está sob o poder político, logo, ninguém ficará preso desde que tenha acesso a deputados, senadores ou até vereadores.

Uma parte de nossa história está enterrada no Ceará, a forma truculenta como esses poderes ocultos, presentes ainda hoje em nossa política, ditaram as regras como a sociedade deveria ser dominada pelo poder ditatorial.

Veja a denúncia completa:



2º POST:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.