quinta-feira, 4 de março de 2010

NÃO FALTA DINHEIRO NA CUECA E NAS MEIAS, MAS NO CEARÁ, O POVO PADECE SEM ÁGUA

Fortaleza - CE, 4 de março de 2010.

Edição nº 55


Para muitos políticos brasileiros, o povo é "apenas um mero detalhe" , um "degrau na escada para o Poder", uma "adolescente virgem a ser enganada", porque depois das eleições, tudo que antes daria certo, conforme as acaloradas falas nos palanques, torna-se impossível.

Nas promessas de campanhas:

- o salário mínimo seria de mil dólares,
- o servidor público seria valorizado e ganharia mais
- haveria reforma agrária
- a saúde pública e educação seria de 1º mundo
- todos teriam tratamento iguais
- outras promessas mirabolantes

Depois das eleições, quando o candidato(a) assume o Poder:

- não há dinheiro para aumentar os salários, proventos e etc.
- o servidor público é a causa dos gastos excessivos da administração
- não há reforma agrária porque a burocracia não deixa
- a saúde pública mata
- a educação pública educa poucos e de forma precária
- quem é abastado tem tratamento diferenciado
- tudo continua da forma como era antes, apenas mudam as cores, que agora os políticos no Poder andam de VERMELHO, gozando com a cara dos brasileiros, pois o VERMELHO SIGNIFICA O SANGUE DO POVO QUE PAGA OS IMPOSTOS E MORREM NAS FILAS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS!

O nordeste, em especial o Ceará, as pessoas em pleno ano 2010, ainda não têm o direito ao acesso à água, esgoto, segurança, educação e dignidade, continuam seguindo como ovelhas para o matadouro, votando nos mesmo candidatos, ou nos seus apadrinhados, nos seus afilhados, nos seus indicados, que por dentro são todos iguais, pois mudam apenas de cores, de sexo e de roupas, pois antes usavam calças, hoje usam saias, antes defendiam o capitalismo, hoje o socialismo, comunismo, mas que não se divorciam do dinheiro, o guardando, em cuecas, bolsas, meias, e onde der para introduzir.

Até quando povo brasileiro?

Até quando povo cearense?

Vocês não se cansam de sofrer, de passar fome, de padecer sem água?

Até quando suportarão os políticos que só cuidam de si mesmo e de seus próprios irmãos-companheiros-camaradas?


Paz e Solidariedade,



Dr. Otoniel Ajala Dourado
Editor-Chefe da REVISTA SOS DIREITOS HUMANOS
OAB/CE 9288 – 55 85 8613.1197
Presidente da SOS - DIREITOS HUMANOS
Membro da CDAA da OAB/CE
www.sosdireitoshumanos.org.br
sosdireitoshumanos@ig.com.br


REPORTAGEM-PROVA:


ABASTECIMENTO- Operação Pipa está desativada

Clique para Ampliar

A distribuição de água pelos carros-pipas é a saída para a falta de água em várias regiões do Estado do Ceará
FOTO: ALEX PIMENTEL

4/3/2010

Empecilho no repasse de verbas do Ministério da Integração obriga Exército a desativar operação de emergência

Quixadá A Operação Pipa está desativada no Ceará. Dos 410 caminhões cadastrados, nenhum deles está mais circulando nos 66 municípios do Estado engajados no programa emergencial coordenado pelo Exercito Brasileiro. Esse foi o diagnóstico apresentado pelo gerente regional da Operação, coronel Luiz Benício, da 10ª Região Militar. Segundo ele, os recursos financeiros disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional acabaram. Não houve mais repasse. O atendimento chegou a zero.

O comandante acrescentou ter recebido informação de mudanças na estrutura do Ministério da Integração. Tão logo se concluam, a situação poderá ser normalizada. Os carros-pipas voltarão a distribuir água potável para as comunidades, com a reativação do programa. Sua equipe está pronta para acompanhar as rotas espalhadas por todo o Estado do Ceará. Benício acaba de assumir o posto de coordenador da Operação Pipa nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins.

A Assessoria de Comunicação do Ministério da Integração informou já ter sido efetuado o repasse de R$ 23 milhões para o Ministério da Defesa. A transferência teria ocorrido na terça-feira, dia 2. O técnico da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Júnior Amorim, assegurou que a operação não foi desativada, houve apenas uma paralisação temporária. Até a próxima segunda-feira, o atendimento aos 620 municípios brasileiros cadastrados poderá ser normalizado em todo o País.

O técnico justificou a necessidade de prestação de contas da Operação Pipa de 2009 como responsável pelo atraso do repasse, por meio de despacho. "Nos anos anteriores a média de municípios atendidos era de 350 a 380. No ano passado esses números dobraram. Além disso esse aumento acentuado da demanda levou o Governo a avaliar com mais critério o fechamento dessas contas", disse.

A falta de água, principalmente potável, tem sido a preocupação de muitos prefeitos. A mesma situação tem enfrentado a Defesa Civil do Ceará. Apesar de não ter participado dos levantamentos e do gerenciamento do Operação Pipa no ano passado, ainda são constantes as ligações a procura de auxílio. Segundo o tenente Aluisio Freitas, todos são encaminhados à Secretaria Nacional de Defesa Civil. Por esse motivo não há como definir o número real de municípios em situação de emergência.

Pedra Branca com certeza é um deles, assegurou o prefeito Antonio Góes. Muitas localidades estão sofrendo com a falta de água. Sem o auxílio do carro-pipa, o drama de muitas famílias aumenta. Em Madalena, Mombaça, Milhã, Piquet Carneiro, Tauá, Crateús e Quixadá as cisternas estão secas e os mananciais são distantes das casas.

Outro prefeito do Sertão Central, Antônio Rodrigues, o Dé, de Choró, enfrenta um problema ainda mais grave. Apesar do Açude Pompeu Sobrinho ter boa reserva hídrica, superior a 70%, a água é salobra. O reservatório fica a pouco mais de 5km do Centro da cidade, mas a água não é apropriada para o consumo humano. Ele teme por uma emigração maciça caso a assistência do Governo Federal e do Exército sejam interrompidas. A salvação é o carro-pipa.

O coordenador executivo da Defesa Civil do Ceará, coronel Wiliam Rodrigues, concorda com o posicionamento dos prefeitos. Na avaliação dele, essa realidade é enfrentada na maioria dos municípios do Sertão Central e Inhamuns, onde as chuvas têm sido muito abaixo da média. A expectativa é de que continuem assim, comenta, se referindo às previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 40% abaixo da média histórica. "Todos somos reféns do tempo", completou.

Alex Pimentel
Colaborador


Caminhões

410

carros-pipas estavam cadastrados na operação para distribuir água às comunidades que sofrem com o desabastecimento no Ceará. Com a paralisação, nenhum deles está trabalhando

MAIS INFORMAÇÕES
10ª Região Militar - Operação Pipa: (85) 3255.1646 / Secretaria Nacional de Defesa Civil: (61) 3414 5515
Defesa Civil Estadual: (85) 3101.4571

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.